Já ouviu falar sobre a pesca esportiva? Conheça tudo sobre essa prática e agende o seu passeio com o melhor guia da Baixada Santista.
A pesca esportiva é uma modalidade de pescaria extremamente emocionante, onde os pescadores aprimoram suas técnicas e estratégias para fisgar os maiores e mais raros peixes. A prática pode ser realizada com competições entre os pescadores.
Além disso, ela carrega uma grande importância, principalmente para o meio ambiente e para o país, pois gera empregos, crescimento econômico, além da preservação ambiental, uma vez que os peixes são devolvidos à água.
- O que é a pesca esportiva?
- Como é feita a pesca esportiva?
- Como manter o peixe vivo após a fisgada?
- Quais são os equipamentos necessários para a pesca esportiva?
- Onde praticar a pesca esportiva em São Paulo?
- Agende seu passeio com o melhor guia do litoral
O que é a pesca esportiva?
A pesca esportiva, também chamada de pesca desportiva ou pesca recreativa, é uma atividade de lazer para quem adora estar em meio à natureza. Nessa modalidade, o foco não é fisgar o peixe para comer ou para fim comercial, mas sim de devolvê-lo à água.
Contudo, para que o peixe seja devolvido em segurança ao seu habitat, há técnicas e regras a seguir, conforme legislação. Nesse sentido, o objetivo é fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar.
Por isso, os peixes são devolvidos vivos à natureza. Geralmente os pescadores pesam, medem e fotografam o peixe antes de devolvê-lo à água.
Métodos e técnicas foram desenvolvidos com o intuito de entender cada vez mais o comportamento dos peixes e facilitar a sua captura de forma segura. Com isso, a pesca esportiva ganhou mais espaço no mercado, passando a ser um meio de subsistência, uma importante alternativa de lazer e renda.
Como é feita a pesca esportiva?
Na pesca esportiva, a devolução do peixe à água tem o objetivo deixar o peixe crescer ainda mais, e desovar mais vezes, aumentando a população.
Em água doce, é maior a chance de sobrevivência do peixe solto do que na água salgada. Porém, são necessários inúmeros cuidados para que o peixe não seja ferido pelo anzol, ou mesmo na manipulação antes de sua soltura. Sem esses cuidados, normalmente o peixe morre.
Para fazer uma pesca esportiva segura, existe uma série de equipamentos e acessórios específicos para a modalidade de pesca esportiva. Anzóis, iscas, entre outros, são usados com o intuito de não ferir o peixe.
Como manter o peixe vivo após a fisgada?
Uma das principais características da pesca esportiva é que o peixe volta para água vivo para que continue a se reproduzir. Para isso, é necessário uma série de cuidados visando a sobrevivência do peixe.
- Manuseie o peixe o maior tempo possível dentro da água;
- Durante o manuseio, mantenha as mãos molhadas. A mão seca retira o muco que protege o peixe;
- Use anzóis sem farpa ou com farpa amassada;
- Puxe o peixe devagar, principalmente em profundidade maiores de 30 pés, assim, ele terá tempo para se adequar à pressão da água;
- Quando retirar o anzol, utilize um alicate de bico. Se o alicate estiver muito profundo, corte a linha e deixe o anzol no peixe;
- Iscas artificiais aumentam as chances de sobrevivência do peixe.
Quais são os equipamentos necessários para a pesca esportiva?
Alguns itens são indispensáveis para que você tenha sucesso no seu dia de pescaria e também, para que você tenha conforto durante o dia. Confira quais equipamentos você não pode deixar de levar em seu passeio.
- Varas
- Carretilhas e molinetes
- Iscas
- Bóias
- Anzóis
- Chumbos
- Linhas
- Caixa térmica
- Roupas com proteção UV
- Chapéu
- Protetor solar
Onde praticar a pesca esportiva em São Paulo?
Com nosso guia você terá acesso aos melhores pontos para pesca esportiva da Baixada Santista, área muito requisitada para essa prática. Veja os principais pontos dos nossos roteiros.
- Santos: é um dos melhores locais para prática de pesca. Utilizamos todos os canais do litoral para a pescaria;
- Guarujá: a área possui uma grande variedade de espécies, incluindo o pambo e o xaréu amarelo. Contamos com embarcações para navegar em alto mar;
- São Vicente: atuamos com uma grande estrutura operacional para pesca no canal de São Vicente, cidade localizada na Região Metropolitana da Baixada Santista;
- Bertioga: contém vários canais e o melhor lugar para pescar o famoso robalo flecha.
Agende seu passeio com o melhor guia do litoral
Com 13 anos de experiência no mar, contamos com três embarcações e uma estrutura pronta para garantir o conforto no seu dia de pesca. Nossa equipe organiza o pré e pós passeio, assim, sua única preocupação será aproveitar.
No pré passeio, fazemos a organização das bebidas, alimento, aluguel de tralhas, equipamentos e iscas artificiais, opção de churrasco no barco e aluguel de lanchas. No pós passeio, realizamos a limpeza dos peixes para você.
Entre em contato com nosso guia pelo WhatsApp (11) 94017-2955 ou pelo email [email protected].